Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de julho de 2011

TROCANDO OS PEIXES


Salve salve peãozada blefada, lisa, dura, sem cascalho como eu e o D. Annibal XXV, o Matusalém. 

Este final de semana estive em um das mais lindas peixarias de Sustentantinopla, a Peixaria Mirzaniana. Isso me fez lembrar quando cheguei aqui em Mirzan. Lembro que na época estive em um restaurante e vi o cardápio. Nele havia vários tipos de pratos com deliciosos peixes. A minha curiosidade veio no fato de que o nome popular dos peixes encontrados tem a sílaba “CU” como a de mais destaque. É certo que os peixes aqui de Mirzan tem “CU” na frente, no meio e atrás. Vejam os exemplos: CU na frente: Curimatã, Cuiucuiú, etc... CU no meio: Tucunaré, bicuda, etc... e, por fim, CU atrás: Pirarucu, pacu, aracu, tambacu, etc. Foi quando veio em meu pensamento: “Eita povinho pra gostar de peixe”.

E foi neste final de semana comendo um Tucunaré, que me deparei com uma cena inusitada. Estavam em outra mesa os primos D. Camelo XL, O Emo e D. Beto, O Preso degustando outra iguaria silabática. Eu só ouvia “primo” pra lá, “primo” pra cá, “eleições” pra lá, “eleições” pra cá, “parceria” pra lá, “parceria” pra cá, e o papo estava bastante animado. Na mesa ao lado, uma turma de Aspones (Assessores pra porra nenhuma) assistindo um pianista que tocava no local. 

De uma hora pra outra o Rei fala: - Primo, vamos fazer uma brincadeira... Lembra quando a gente era criança que a gente fazia uma pergunta para o outro? 

- Lembro. Responde o Príncipe.

- E se um errasse a resposta dava o peixe pro outro comer? Perguntou o Rei de novo.

- Lembro. Respondeu o Príncipe novamente.

Quem é o Rei e o Príncipe?

- Pois bem, nessa brincadeira de hoje você não precisa me dá o seu peixe se errar. Se você acertar eu dou o dinheiro pra você construir o Shopping da peãozada blefada, lisa, dura e sem cascalho. Fechado? Falou o Rei Emo.

- E se eu errar? Perguntou o Príncipe.

- Se você errar aí... aí... aí... eu não te dou dinheiro nenhum... Disse o Rei.

- Tá bom, eu topo. Falou o Príncipe.

Então Rei Camelo XL pergunta: - Você entende de música?
 
D. Beto responde: - Claro, ouço muita música na Cascuda.

O Rei indaga, com o olhar voltado para o pianista: - então primo, me diga, o que aquele senhor está tocando?
 
D. Beto sem perder o rebolado responde: - Ora primo, é claro que é piano

O Rei olha para D. Beto, O Preso e diz: - Se a gente tivesse apostado os peixes, eu ia comer teu Pirarucu agora.

Nenhum comentário: